É imprescindível definir o que se deve fazer para a empresa crescer no mercado, todavia devendo ser observado o que se dispõe para que isso ocorra.
O que fazer? Parece-nos uma pergunta de fácil resposta, mas não é bem assim pois, dá início a todo um projeto de sobrevivência do negócio, o que nos faz ver que não se trata apenas de uma mera resposta de inovação, mas de uma opção que fará a empresa ainda mais forte.
Vamos deixar a coisa mais clara com um simples exemplo: imaginemos que a resposta para O QUE FAZER tenha sido abrir uma filial em um outro bairro ou mesmo, em uma outra cidade.
Logicamente que o fator “crescimento” passa necessariamente pela condição da abertura de carteira para novos clientes e, consequentemente, aumento de lucratividade.
Porém, é fundamental, quando se pensa em expansão física do negócio em outra localidade, inicialmente analisar como está a edificação da matriz da empresa, por que por vezes não ocorre o aumento do número de clientes na própria dita matriz pelo ambiente não gerar mais encantamento ao cliente e, por isso, a propaganda do boca-a-boca desapareceu.
Lembremo-nos que esse tipo de propaganda é a alma do negócio, pois, além de ser o meio publicitário de menor custo, é também o de maior eficácia de resultados.
É aquela propaganda que um paciente ENCANTADO sai, gratuitamente, fazendo propaganda de Clínica e Consultório aos amigos e familiares, defendendo que se trata de um diferencial que tem um mecanismo sem igual no atendimento e suas consequências.
Vários devem ser os aspectos na definição da resposta desse primeiro pilar O QUE FAZER, dentre os quais deixo alguns:
- clientes internos (qualificação; relacionamento; visão de oportunidades; proatividade; etc.)
- externos (está encantado; a linha é de crescimento, estabilidade ou de decréscimo)
- disponibilidade orçamentária
- ambiente físico
- localização
- meios de publicidade
- aumento de opções de expertises profissionais da saúde
- o que a concorrência oferece e não tenho
- o que a concorrência oferece e tenho
- o que tenho e a concorrência não oferece
- o que não tenho e nem a concorrência tem
- entre outros que dependem da cultura de cada empresa.
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