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  • Foto do escritorAdma Mota Alves Ribeiro

A Excelência do Atendimento que Multiplica Lucro




Eita que para onde se olha, nesse País, só se ouve falar que o atendimento sempre deixa a desejar.


Quase todos estão com o mesmo discurso: reclama-se de atendimento em bares, restaurantes, lojas em geral e por aí vai.


Não sei se você já prestou atenção e se não prestou atente para isto em sua próxima viagem aérea: a grande maioria dos comissários de bordo atendem como se estivessem prestando um favor ao passageiro.


Dia desses, em um barzinho, eu estava sendo tão mal atendido que chamei o gerente e lhe perguntei se o garçom que estava me atendendo se encontrava de aviso prévio.


Indubitavelmente, vê-se que a coisa é paradoxal, pois quem trabalha com atendimento, trabalha por que precisa sobreviver e mais, sabe que não está fácil emprego e, de encontro a isto, não se preocupa em ser

elogiado, como se não pudesse ser demitido, e termina copiando a maioria dos comissários de bordo das

empresas aéreas – atende achando que estão fazendo um favor ao cliente (que, aliás, é quem paga o seu salário, as despesas da empresa, o pró-labore do dono e todas as demais despesas que envolvem o negócio).


Sabemos, eu e vocês leitores, como clientes, que não existem soluções milagrosas, mas necessidade de novas estratégias postas em prática urgentemente, não só pelos profissionais que atendem, também pelas empresas que empregam esses profissionais e deles tanto precisam. Só assim, aproveitarão melhor esse incrível momento de oportunidades que tanto necessita este específico mercado.


Com isto, o que quero dizer é que não precisamos reinventar a roda, mas encontrar os meios que diminuirão o atrito quando ela estiver rodando.


Coisas simples podem ser feitas e proporcionar enormes consequências.


O fator surpresa vai se tornar preponderante e você, empresário do produto “atendimento”, aproveitará para ter uma nova carteira de clientes fiéis ao seu negócio.


Reflitam comigo em alguns exemplos, lembrando-nos que segmentos de mercado podem até ter o seu movimento diminuído atualmente, porém por mais difícil que a situação esteja, as pessoas continuarão indo até eles ou a qualquer outro e, para voltar a aumentar o número de pessoas nestes locais, à saída é revolucionar o atendimento, ou seja, não adianta só melhorá-lo:


1. Você chega a um bar, restaurante, pizzaria, sorveteria, ou outros negócios que para se concretizar a venda faz-se necessária a abordagem de um profissional, e ao sentar, o garçom vem até você e lhe diz: bom dia! Meu nome é João e lhe atenderei de uma maneira que o (a) senhor (a) jamais foi atendido em sua vida, como posso chamá-lo e em que posso servi-lo?


2. Você abriu o seu e-mail (ou a virtualidade que mais você utiliza) e há uma propaganda assim: Olá Helena, aqui é da loja que já teve a alegria de lhe vestir/calçar e estamos com uma coleção que tem o seu perfil. Veja as fotos e venha nos fazer uma visita, pois temos produtos que a deixará encantada. Ah, eles virão acompanhados de maravilhosas ofertas.


Poderia citar exemplos em outros segmentos, mas, em lugar disto, deixo para você refletir acerca de algumas dicas:


- O momento em que verdadeiramente se cresce em conhecimento não é no dia da aula, mas no dia da prova, ou seja, não se aprende a fazer melhor pelo cliente quando as vendas estão em alta, mas quando se precisa fazer a diferença para as vendas crescerem;


- Não existem soluções milagreiras, mas sim muito trabalho, boas práticas e muito treinamento para o time;


- É importante identificar o que pode ser melhorado, porém o que vai realmente importar é quando se colocará em prática a nova ferramenta – desta feita, com a melhoria identificada;


- As estratégias utilizadas no passado servem apenas para a repetição ou piora de resultados;


- Momentos difíceis são situações pelos quais mercado cria para escolher quem permanecerá dentro dele.


Para finalizar e tirar qualquer dúvida existente a respeito deste artigo, não se vende mais meias para mulheres, mas o que deixará as pernas das mulheres com um encanto que chamará a atenção de qualquer homem, ou seja, não se vende meias, mas pernas bonitas e desejadas.


Meus caros leitores, atentem: o profissional que as empresas estão buscando não é só aquele que aproveita as oportunidades, mas, e principalmente, aquele que sabe criar as oportunidades.


Pense nisto e até a próxima!










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